Estamos no Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama. E, embora mais frequente entre as mulheres, esse tipo de câncer pode acometer também em homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1% dos casos da doença atingem as pessoas do sexo masculino. Ou seja, de cada 100 pacientes com câncer de mama, um é homem.
Os sintomas nos homens são semelhantes ao sentidos pelas mulheres: dor, crescimento de nódulos em uma das mamas, crescimento de linfonodos nas axilas (íngua), enrugamento ou retração da pele em torno do mamilo.
As chances de cura podem chegar a 100% quando a doença é diagnostica em estágio inicial, mas esse diagnóstico acaba encontrando alguns entraves em decorrência de alguns fatores, como lembra o médico da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Dr. Assis: "O que dificulta o diagnóstico nesses casos é justamente a baixa procura por parte dos homens quando sentem alguns dos sintomas. Qualquer crescimento de nódulo ou dor no mamilo já caracteriza a necessidade de procura por uma Unidade Básica de Saúde para que se realize os encaminhamentos necessários a um especialista". Dr. Assis lembrou ainda que é muito raro esse tipo de câncer acometer homens, e que no município não há registro de nenhum caso.
O diagnóstico da doença é feito a partir da retirada de fragmentos do nódulo e exame laboratorial. O tratamento depende do tipo e estágio em que se encontra o câncer, podendo ser feito cirurgia, radioterapia ou a quimioterapia. A demora para descobrir a doença pode dificultar esse tratamento.
Alguns fatores de risco que podem ser sinais de alerta: histórico de câncer de mama na família, mesmo em mulheres problemas no fígado e obesidade. Fique alerta e procure uma Unidade de Saúde se identificar algum dos sintomas.